2 de agosto de 2016

Por que eu ainda aliso meu cabelo?


Alisar ou assumir o cabelo natural? Essa decisão vai muito além do que a sua simples estética. Por trás da sua decisão está envolvido quebras de padrões de beleza, amor próprio, liberdade, aceitação, a nossa saúde e sobretudo tem a ver com o direito à escolha. 


Quando eu era criança eu não tive acesso a essa liberdade de escolha. Era assim: chegava uma certa fase da vida que a gente tinha que alisar o cabelo ou tinha que alisar. Caso contrário nosso cabelo era o feio,  mal tratado, o duro ou coisa pior. Andar com cabelo natural era sinônimo de não ter dinheiro para alisar. TEM IDÉIA DO ABSURDO? 


Conclusão: me submeti às químicas, eu não soube cuidar do meu cabelo quimicamente tratado (nem minha mãe), eu era totalmente insatisfeita com o resultado do meu cabelo alisado e ainda mais com o meu cabelo ao natural. Só conseguia me sentir de bem com espelho no exato dia que tinha ido no salão e apenas nesse dia. 

foto: João Barroso
Mas aconteceram 3 coisas incríveis que fazem pensar diferentes. 


1- Descobri a força do empoderamento através do cabelo:
Ter cabelo crespo natural numa sociedade que por muito predominou a ditadura do liso é uma revolução sim. Mulheres que assumem seus cabelos são empoderadas, mas não pense que o empoderamento vem da textura do cabelo, mas sim do poder de escolher ser linda do jeito que quiser ( sendo crespa ou não). 

2-  Tive exemplos de beleza com cabelos crespos/afros: 
Quem para de alisar o cabelo e assume o natural interfere não só na própria vida, quanto nas de todas as pessoas que tem o cabelo crespo. Toda vez que eu vejo alguma mulher negra, com cabelo afro, tranças eu penso "eu posso ficar linda assim também ao natural". E se a partir daí eu escolher mesmo assim alisar o cabelo é de fato uma escolha e não uma imposição social. 

3- Aprendi a me cuidar:
Foram anos (sim!) brigando com meu próprio cabelo, puxa daqui, alisa dali, chapinha secadora, henê, guanidina e resultados ruins. Mas hoje eu aprendi cuidar do meu cabelo de uma forma que ele é alisado, saudável e me agrada. Dá mesma forma que intenet serve para empoderar mulheres que assumem o natural, ela está aí para ajudar quem prefere usar as químicas. (Inclusive vou fazer post com dicas que dão certo para cabelos com química).

E agora. finlamente,  voltemos a pergunta que mais me foi feita nos últimos tempos:


"Ah, tá!  Mas por quê você não para de alisar o cabelo Ana?"

Só porque eu apenas não quero. Como eu disse acima, estou me dando bem (pela primeira vez na vida) com meu cabelo. Os momentos de chapinha, escova, hidratação não são mais momentos ruins, são momentos de cuidado próprio e muito amor. E além do mais, se ignorarmos a influência social do cabelo natural, dá muito trabalho, gasta muito dinheiro da mesma forma que o cabelo alisado. Portanto, a melhor opção no fim das contas é aquela que agrada o coração. E atualmente meu cabelo alisadíssimo tem feito isso.  

Veja também o meu Look do Dia com cabelo blackpower que nem é natural, mas que está lindo ♥ 
Esse post era um vídeo, mas tô com vergonha de postar, se a vergonha passar se eu conseguir editar direitinho eu coloco o vídeo aqui. Beleza?

Se você leu tudo até aqui, deixa um comentário pra eu saber. Sua opinião, crítica ou sua história com o seu cabelo. Vamos papear nos comentário.

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Amei o post maravilhoso, você fica linda com seu cabelo natural.

    Beijos da Kah
    "Amei seu blog"
    www.blogmundodakah.com.br

    ResponderExcluir
  2. Hey Ana!! Acredito que tudo relacionado a nós deve fazer bem unicamente a nós mesmas. Acho bacana as cacheadas se assumirem mais mas não é porque todas se assumem que você deve fazer o mesmo. Cada um sabe o que deixa mais feliz não é? O importante é estar feliz <3
    Valeu a pena esperar | Canal no Youtube

    ResponderExcluir

Que bom que você chegou até o fim do post, que tal agora deixar aqui a sua opinião, crítica, elogio ou sugestão? Ou só um sinal de vida mesmo, haha
♥ Não tem essa palhaçada de regras, fale o que quiser, toda opinião por aqui é muito importante.
♥ Eu leio e respondo tudo, então se tiver blog deixa o link que eu visito ele também e deixo um comentário ;)
♥ Volte sempre!


.

Copyright © Coisa de Ana
Design by Ana Maurice - Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube