10 de novembro de 2014

Não sei que faculdade eu faço. E agora?


Os vestibulares já estão chegando, seus professores, amigos, parentes, e os 5 segundos de anúncios do site Descomplica no youtube já estão te pressionando. E você não tem a mínima ideia de qual faculdade cursar. Bem, você já pensou em fazer psicologia, afinal, parece uma boa ideia e você adora ajudar seus amigos. Mas sabe que no fundo não consegue resolver nem os seus problemas.  Você pensa em fazer medicina, mas sabe que é difícil pra caramba pra conseguir e que na vida real nem tudo é como Gray's Anatomy ou Dr. House. 


Tudo já começa parecer assustador, e então você decide conversar sobre a futura faculdade com o seu melhor amigo  ele diz todo decidido que vai fazer "Zootecnia para se especializar em microbactérias da rebimboca da parafuseta" e enquanto ele já esta pensando na especialização você nem sabia que a faculdade de Zootecnia existia. Além disso, você ainda tem duvidas de como funciona o SISU  e por outro lado sabe de tudo sobre o "SIFU".

                               Que bom amigo, quer um brownie?
Bem, se você não se identificou com texto, já manja de todos os paranauês, tá no terceiro ano e já tem a absoluta certeza de qual carreira você vai segui pra vida toda (v-i-d-a t-o-d-a): Parabéns! Já pode ganhar o premio nobel dos vestibulares. Além de ter toda a moral de sair por ai dizendo que vai fazer a sua zootecnia das rebimbocas e blablabá... 

Mas se você não tem a mínima ideia ainda, não se preocupe, pois isso é a coisa mais normal do mundo. A maioria das pessoas passam por isso, fato. Você ainda pode fazer testes vocacionais, passar horas no site guia dos estudantes lendo sobre os cursos que lhe pareçam mais atraentes. E pode ainda olhar seus boletins e de acordo com suas melhores notas ter um norteamento de qual área seguir.  Fiz uns desenhos pra te ajudar  escolher:


(Teste Vocacionalzinho: clique na imagem que gostou pra saber qual é a sua área)
na verdade clique em cada uma, as leia e escolha a mais legal

__________    


Pare de  conversar com seus amigos decidos e comece a conversar com você mesmo. E acima de tudo, livre-se da pressão. Se ainda não se decidiu: TUDO BEM! A única pessoa que pode controlar sua vida é você mesmo (e claro a sua mãe:  "porque enquanto você morar de baixo do meu teto quem manda eu você é eu" ela diz).  

Não precisa se sentir como um peixe fora d'água, ou melhor: precisa sim! Afinal, isso faz parte, e por mais que pareça chata, mais pra frente você vai sentir falta dessa fase. Curta sua indecisão, mas livre-se dela logo, Você consegue!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você chegou até o fim do post, que tal agora deixar aqui a sua opinião, crítica, elogio ou sugestão? Ou só um sinal de vida mesmo, haha
♥ Não tem essa palhaçada de regras, fale o que quiser, toda opinião por aqui é muito importante.
♥ Eu leio e respondo tudo, então se tiver blog deixa o link que eu visito ele também e deixo um comentário ;)
♥ Volte sempre!


.

Copyright © Coisa de Ana
Design by Ana Maurice - Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube