1 de março de 2012

Quem criou quem, hein?



Essa famosa imagem é da pintura no teto da Capela Sistina chamada "Criação de Adão". Como vocês podem ver, ela uma obra religiosa (repare em Deus criando o homem), porém ela é renascentista também. Ai você me pergunta (ou deveria me perguntar): Mas o renascimento não tinha o antropocentrismo como característica? E ai eu te respondo: Sim, mas ai você percebe como Michelangelo era inteligente. 
Ele fez Deus criando o homem sim, mas Olha pra imagem. Olha de novo! (não é pra olhar o "negocinho" do homem não) Olha bem, Repara ai...  Se você olhou bem mesmo, como eu falei, você deve ter percebido que Michelangelo deixou uma duvida pra nós:
Foi Deus que criou o homem a sua imagem e semelhança, ou homem que criou Deus a sua imagem e semelhança? (repare que ambos personagem da imagem estão da mesma forma). É, o tio Michelangelo não tava de bobeira não hein. 

Glossário
Renascimento: Movimento intelectual e artisco do século XVI
Antropocentrismo: O homem como centro de tudo. Ao contrario do teocentrismo, onde Deus era o centro de tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você chegou até o fim do post, que tal agora deixar aqui a sua opinião, crítica, elogio ou sugestão? Ou só um sinal de vida mesmo, haha
♥ Não tem essa palhaçada de regras, fale o que quiser, toda opinião por aqui é muito importante.
♥ Eu leio e respondo tudo, então se tiver blog deixa o link que eu visito ele também e deixo um comentário ;)
♥ Volte sempre!


.

Copyright © Coisa de Ana
Design by Ana Maurice - Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube